terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Projeto de Deportação ou violação dos princípios humanitários?


Bandeira do LaosBandeira da Tailândia
Laos e Tailândia

Hmong women at Coc Ly market, Sapa, Vietnam.jpg
Povo Hmong do Laos

A deportação de cerca de 4.000 hmong da Tailândia para Laos está causando grandes discussões entre a comunidade internacional e o governo tailandês, o povo hmong temem ser maltratados quando voltarem ao Laos.


Na segunda-feira 28 de dezembro de 2009 o exército tailandês começou a deportar cerca de 4.000 pessoas da etnia hmong, uma etnia minoritária da Ásia sul – oriental, parte dos hmong se aliou aos EUA contra os comunistas durante a guerra do Vietnã, quando o conflito se estendeu a outros países,muitos fugiram do regime comunista de Vietname , no poder desde 1975, e temem ser maltratados quando voltarem ao Laos.


Bancoc afirma que todos esses hmong são imigrantes ilegais, e cumpre um acordo assinado com Vientiane que fixa o dia 31 de dezembro como prazo limite para repatriar todos os hmong.


Laos nega as acusações de perseguição perante o povo hmong e afirma que o país criou abrigos temporários para acolhê-los,Washington pediu a Bancoc que suspenda a deportação do povo hmong , lamentando a "grave violação dos princípios humanitários internacionais que a Tailândia defendeu durante muito tempo".


Perseguição política ou ilegalidade, não sabemos ao certo, Laos e Tailândia negam,mas o povo hmong alguns vivem na Tailândia há mais de 30 anos teme torturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário